Busca avançada
Página Inicial


Clownagens

Autor: MD Magno
Editora: NovaMente Editora

Em Clownagens, livro que transcreve seu Falatório de 2009, MD Magno retoma sua teoria dos ‘Cinco Impérios da Cultura’, introduzida em 1994, e afirma que estamos entrando no Quarto Império: o Império da hegemonia do Espiritual, da ordem do soft, da pura e neutra Informação, que prescinde de noções como ‘sujeito’, ‘objeto’ ou ‘símbolo’ tão caras ao século XX.

R$ 45,00

Para pagamentos em boleto, existe uma taxa de R$ 8,50

    

Ficha Técnica

ISBN: 978-85-87727-61-9
Encadernação: Brochura
Dimensão: 16 x 23 cm
Peso: 0.360 Kg
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 224

Sinopse

Clownagens:

Em Clownagens, livro que transcreve seu Falatório de 2009, MD Magno retoma sua teoria dos ‘Cinco Impérios da Cultura’, introduzida em 1994, e afirma que estamos entrando no Quarto Império: o Império da hegemonia do Espiritual, da ordem do soft, da pura e neutra Informação, que prescinde de noções como ‘sujeito’, ‘objeto’ ou ‘símbolo’ tão caras ao século XX.

No Quarto Império, que se impõe com certa vocação bipolar entre mania e depressão em todas as suas atuações, sofremos de um dilaceramento que pode dar a impressão de maior tolerância, dado que a maioria começa a perceber que seus fundamentos ruíram, mas não é este o caso, pois simplesmente perderam-se as estribeiras. Como lidar com isso?

Para encaminhar a questão, o autor lembra que o clone verdadeiro concerne à reprodução assexuada no registro do Primário, que é o registro do artifício espontâneo: um brota do outro, que brota do outro... e todos, salvo acidente, são idênticos. No Primário sexuado, que é o nosso – composto de um autossoma e de um etossoma a ele aderido –, a repetição não é propriamente uma clonagem, pois são gametas diferentes em jogo. Mas, além disso, temos a clonagem como artifício industrial, que é uma intervenção do registro Secundário e parece bem mais fácil: copiar um mesmo livro, disco, máquina, carro... É a reprodução quase idêntica de nossas palhaçadas culturais. São as clownagens.

Achamos uma graça quando ela ocorre no nível do consumo de gadgets e objetos de conforto, mas a clonagem cultural, que é secundária também, passada de boca a boca e com mais facilidade do que a clonagem primária, torna-se uma desgraça por ser uma tentativa de repetição ipsis litteris da produção anterior: é uma força a mais para a repetição em massa de comportamentos co-naturalizados (neo-etológicos, como são chamados). Ou seja, o que é secundário começa a se hipostasiar como se fosse estritamente etológico, primário: é a neo-etologia.

A história da psicanálise é, para o autor, o achamento arqueológico das camadas, ou estratos, sintomático-culturais dos Impérios. Assim, no intuito de pensar o psiquismo no regime do Quarto Império, ele vai desenvolver os seguintes temas neste livro: a intervenção analítica como (não interpretar, mas) contar com a possibilidade de Revirão no nível secundário para que o reviramento aí possa, sem fixações simbólicas, gerir a ordenação primária; a possibilidade da psicossomática como vazamento do Secundário para o Primário (cujo modelo está na indicação freudiana de que a filogênese se repete na ontogênese); a consideração da angústia como a mesma face do desejo (desejo/angústia é o afeto por excelência); a disjunção freudiana entre o sexo e a sexualidade: o sexo é anatômico, a sexualidade é psíquica; a especificação da formação Analista como uma função; a definição da psicanálise como ciência conjetural, que não diz como deve ser, mas que pode acompanhar os acontecimentos psíquicos espreitando sua tendência e sugerindo previsões; o entendimento da estrutura mental como determinada inconscientemente, ou seja, como caótica e complexa, em determinismo sem previsibilidade; a ideia da análise como procedimento cognitivo, com duas tendências cognitivas básicas, paranoica e metanoica; a afirmação da bifididade como instância conceitual no Inconsciente e expressão conceitual na consciência, pois a conceituação originalmente não é clivada. 


      CONHEÇA TAMBÉM    
        


    FORMAS DE PAGAMENTO    

  

Seu Site na Internet