Busca avançada
Página Inicial


A Lembrança do Silêncio - Mística, Filosofia e Psicanálise

Autor: Sônia Nassim
Editora: NovaMente Editora

A mística — entendida como algo distinto, tanto de doutrinas religiosas dogmáticas, quanto de mistificações obscurantistas — se encontra na base de certas formas radicais de praticar tanto a filosofia, mesmo no ocidente, quanto... essa arte que se chama psicanálise.

R$ 12,00

Para pagamentos em boleto, existe uma taxa de R$ 8,50

    

Ficha Técnica

ISBN: 978-85-87727-63-3
Idioma: Português
Peso: 0.000 Kg
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas: 156

Sinopse

A mística — entendida como algo distinto, tanto de doutrinas religiosas dogmáticas, quanto de mistificações obscurantistas — se encontra na base de certas formas radicais de praticar tanto a filosofia, mesmo no ocidente, quanto... essa arte que se chama psicanálise. Considerando a mística como uma experiência singular, “em si mesma”, ou seja, sem “experienciador”, além de qualquer dualismo, e originária, por pressupor o esvaziamento dos conteúdos, quero argumentar que ela serve de fundamento para todo e qualquer ato criador. Como afirma o psicólogo e filósofo William James, estamos “vivos ou mortos para a eterna mensagem interior das artes segundo conservamos ou perdemos a susceptibilidade mística”1.

Não se trata aqui de uma apologia “festiva” do que se costuma chamar “irracionalismo”, muito menos de uma defesa, na maioria das vezes inconsistente, da mística como resposta nela mesma, ou seja, a mística como um “ato de fé”. Também não trato este assunto como propiciador de uma alternativa — um tanto fin-de-siècle — ao fracasso do projeto fundacionista moderno, tão bem denunciado, por exemplo, pelo neopragmatismo, de Rorty2.
A hoje tão discutida crise dos fundamentos exige, sim, que se conviva um pouco com o desconforto da falta de referências, com a angústia diante da inexistência de um solo seguro e estável para esta já tão vilipendiada espécie nossa. Meu intuito, portanto, não é o de colocar “algo” no lugar desse “vazio”, mas refletir sobre ele, mostrando como se manifesta na filosofia e na psicanálise.


      CONHEÇA TAMBÉM    
        


    FORMAS DE PAGAMENTO    

  

Seu Site na Internet